21.10.17

EU TENHO HIPOTIREOIDISMO


Pouca energia, cansaço excessivo, efeito sanfona, imunidade baixa.
A pouco mais de um ano esses sintomas apareceram em minha vida então fui surpreendida com esse diagnóstico: Tireoidite de Hashimoto. Minha vida mudou, meu estilo de vida também. 
Tireoidite de Hashimoto, nossa o que é isso? vou morrer? o medo tomou conta de mim, tantas perguntas...
Enfim, fui buscar ajuda médica e descobri que o Tireoidite de Hashimoto me levou ao Hipotireoidismo. Como assim? Agora são duas patologias? O que vai acontecer comigo?
Então vou contar a vocês como aconteceu:

Tive uma pseudo infecção urinária, cistite. Minha ginecologista desconfiou de baixa imunidade e logo solicitou exames de taxas de colesterol, hormonais(T3,T4, TSH e outros) e ultrassom da Tireoide.
 

O resultado:
  • Colesterol altíssimo( mesmo estado com meu peso normal)
  • Os exames hormonais todos baixo. 
  • Esses exames constataram o Hipotireoidismo. 
  • Mas foi na ultrassom da Tireiode que constatou a Tireoidite de Hashimoto
Resumo da Ópera... A Hashimoto me causou o Hipotireoidismo
Então minha ginecologista me encaminhou para um Endocrinologista. E foi dela que ouvir tudo sobre as patologias. E assim começa uma nova vida, conhecer a patologia e o  tratamento.

O que é o Tireoidite de Hashimoto:



Anticorpos produzidos por meu corpo começaram a atacar as células da tireoide imaginado serem corpos estranhos. Assim destroem células da tireoide. A Hashimoto é uma doença auto-imune(o corpo faz os anticorpos que atacam, destroem os próprios tecidos do corpo). 

O que é Hipotireoidismo

Insuficiência da atividade fisiológica da glândula tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).Causando Má condição orgânica resultante dessa diminuição acentuada, caracterizada por baixa taxa metabólica e perda de vitalidade.

O tratamento:

É feito com o uso diário de levotiroxina, na quantidade prescrita pelo médico. E os comprimidos são em microgramas, variando de 25 a 200, e não em miligramas como a maioria dos medicamentos. Por isso, a levotiroxina não deve ser manipulada, pois há chance de erro de dosagem e biodisponibilidade.
Para reproduzir o funcionamento normal da tireoide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias, em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino. Outros medicamentos devem ser ingeridos pelo menos uma hora após a levotiroxina para não atrapalhar a absorção da mesma. 
(Pesquisa cientifica: www.endocrino.org.br )

No meu caso uso o Levoide. Tomo todos os dias as 5:00h, e volto a dormir por pelo menos 00:30 minutos,tempo necessário para que não sinta nenhum desconforto.

No inicio do tratamento não foi fácil, começar a usar o medicamento me levava a ter náuseas,  sensação de falência, sensibilidade. Foi um momento terrível... E o mesmo acontece quando paro mais de dois dias sem tomar esse medicamento. Fico sem energia alguma. 
É isso mesmo, por ser uma doença auto-imune, deve ser usando todos os dias, por toda a vida. 

Causas do não tratamento:
  1. Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.
  2. Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
  3. Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
(Pesquisa cientifica: www.endocrino.org.br )


E atenção, Hipotireiodismo é diferente de Hipertireoidismo
Enquanto no "hipo" existe diminuição da produção de hormônios, o "hiper", há o aumento.

Não é fácil conseguir conter tudo para que o tratamento dê certo: Medicamento na hora certa, alimentação, malhação, desaceleração no trabalho, revisões com o endocrinologista a cada três meses. Mas continuo firme e forte, TENHO  HIPOTIREOIDISMO e nem por isso desisti de viver!

Então, vamos cuidar da saúde, fazer exames no minimo anualmente, para que essas surpresinhas não nos tire a paz. 
Pesquisa cientifica: www.endocrino.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que esteve aqui, volta logo, a próxima postagem vai está ainda melhor!

Bjs da Ana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...